DESVIO DE EMENDAS

Ministro do STF quebra sigilo de agiota morto em esquema

Compartilhe
Ministro agiota
Ministro Zanin, do STF, autoriza acesso a dados telefônicos de Josival Cavalcanti, o Pacovan, investigado por desvio de emendas parlamentares no Maranhão.

BRASÍLIA, 16 de outubro de 2025 – O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, determinou a quebra do sigilo telefônico do empresário Josival Cavalcanti da Silva, conhecido como Pacovan.

A decisão, publicada nesta quinta (16), integra investigação sobre corrupção passiva e organização criminosa envolvendo emendas parlamentares. Pacovan foi morto a tiros em junho deste ano em Zé Doca, no interior do Maranhão, mas segue como peça central no inquérito.

A Procuradoria-Geral da República apontou o empresário como um dos articuladores de um suposto esquema de desvio de recursos. Conforme a denúncia, Pacovan atuaria a mando do deputado federal Josimar Maranhãozinho para intermediar pagamento de propina.

O alvo seria o então prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio Nunes, em troca da liberação de verbas. A investigação também envolve os deputados Pastor Gil e Bosco Costa.

O ministro Zanin autorizou o acesso aos dados mantidos pela operadora Vivo referentes a um número específico. O período determinado para a quebra abrange de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019 e parte de novembro e dezembro de 2020.

A decisão estabeleceu um prazo improrrogável de cinco dias para que a telefônica forneça as informações. A medida busca elucidar a atuação do empresário no suposto esquema criminoso.

Em interrogatório no STF, o deputado Josimar Maranhãozinho fez críticas ao empresário, tentando desqualificá-lo. Ele afirmou que Pacovan era “analfabeto”, “falava demais” e que gerava confusões. O parlamentar declarou ainda que, se pudesse, jamais teria cruzado com o homem.

No entanto, o Ministério Público Federal sustenta que o empresário participava de operações financeiras paralelas ligadas às emendas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x