DESVIO

Ministro manda bloquear bens do Sindicato do irmão de Lula

Compartilhe
Sindicato Lula
Segundo Ministro André Mendonça, que determinou o bloqueio, o valor de R$ 390 milhões, alvo da medida, é equivalente ao total de descontos feitos pelo sindicato

BRASÍLIA, 15 de outubro de 2025 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça determinou o bloqueio de R$ 390 milhões em bens e valores do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sindnapi).

O vice-presidente da entidade é José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Lula (PT). Frei Chico, no entanto, não é alvo do inquérito.

Mendonça afirmou que o valor é equivalente ao total de descontos feitos pelo sindicato entre 2021 e janeiro de 2025. A decisão atingiu dirigentes do sindicato como o atual presidente, Milton Baptista de Souza Filho, e o espólio do ex-presidente João Batista Inocentini, que morreu em 2023.

A informação foi revelada pela coluna de Fabio Serapião, do portal Metrópoles, nesta terça (14), e confirmada pela Gazeta do Povo.

O pedido de sequestro de bens e valores foi feito pela Polícia Federal. Mendonça assinou a decisão no último dia 6. Três dias depois, o Sindnapi foi alvo da nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga os descontos associativos irregulares em pensões e aposentadorias do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apontou que medidas cautelares patrimoniais podem assegurar “que o produto do ilícito não permaneça em mãos daqueles que o subtraíram”.

Segundo Gonet, as informações levantadas pela PF “revelaram movimentações financeiras atípicas indicando pulverização, fracionamento e passagem de valores do Sindnapi para pessoas físicas e jurídicas ligadas ao seu corpo diretivo, em atos típicos de lavagem de dinheiro”.

Para Mendonça, a investigação mostrou a “relevante participação dos representados nos ilícitos apurados na referida operação e em grupo criminoso organizado para lesar aposentados e pensionistas mediante os descontos indevidos de benefícios previdenciários”.

Continue lendo…

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x