
MARANHÃO, 10 de outubro de 2025 – A reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Maranhão e Tocantins, alcançou 75% de conclusão e mantém o cronograma para ser entregue até o fim de 2025.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela obra, confirmou o andamento dos trabalhos. A nova estrutura, orçada em R$ 171,1 milhões pelo governo federal, promete mais segurança e eficiência para o transporte interestadual.
A nova ponte terá 630 metros de extensão e 19 metros de largura, incluindo duas faixas de rolamento e dois acostamentos. O projeto também conta com um vão livre de 154 metros, passeios para pedestres e um sistema moderno de monitoramento de deformações.
Além disso, a obra integra um trecho estratégico da BR-226, sobre o Rio Tocantins, conectando os municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO).
A reconstrução da ponte se tornou necessária após o colapso da estrutura anterior em dezembro de 2024, que resultou em uma tragédia com 14 mortes confirmadas. Por isso, a obra é considerada essencial para restabelecer a mobilidade na região, que é uma rota vital para o escoamento de cargas.
Até o momento, três vítimas do desastre seguem desaparecidas: Salmon Alves Santos, de 65 anos, Felipe Giuvannuci Ribeiro, de 10, e Gessimar Ferreira da Costa, de 38.







