ACORDO HISTÓRICO

Terroristas do Hamas anunciam fim da guerra contra Israel

Compartilhe
Hamas Israel
Hamas anuncia fim da guerra e libertação de reféns. Acordo de cessar-fogo mediado pelos EUA prevê a libertação de reféns e retirada israelense de 70% de Gaza.

BRASIL, 9 de outubro de 2025 – O grupo Hamas declarou o fim da guerra contra Israel nesta quinta (9), em anúncio feito através de sua equipe de negociação. O acordo de cessar-fogo, mediado pelo presidente norte-americano Donald Trump, prevê a libertação de todos os 48 reféns mantidos em Gaza dentro de três dias.

Como contrapartida, Israel se comprometeu a libertar prisioneiros palestinos e a retirar suas tropas de 70% do território de Gaza.

Khalil Al Hayya, chefe da equipe de negociação do Hamas, confirmou os termos em entrevista à emissora Al Jazeera. Ele afirmou que recebeu garantias dos EUA para iniciar o plano de paz, encerrando o conflito que começou em outubro de 2023.

Conforme o acerto, a Passagem de Rafah, que liga Gaza ao Egito, será reaberta para tráfego nos dois sentidos.

O governo de Israel já concordou com o plano, segundo a emissora I24 News. As autoridades israelenses esperam que pelo menos 20 reféns sejam libertados já no próximo domingo (12).

O acordo de cessar-fogo foi celebrado por Donald Trump em sua rede social, Truth Social, onde ele se declarou orgulhoso pela conquista e pela iminente libertação dos sequestrados.

Além dos Estados Unidos, outros três países atuaram como mediadores nas negociações: Catar, Egito e Turquia. O acordo de cessar-fogo representa o primeiro passo de um plano mais amplo, descrito pelas partes como um movimento em direção a uma paz duradoura para a região.

O Hamas se comprometeu a entregar todos os reféns, vivos ou mortos.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x