
NORDESTE, 02 de outubro de 2025 – A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação, nesta quinta (2), para investigar um esquema de fraudes em concursos públicos federais e estaduais.
A ação, que conta com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, cumpre 12 mandados de busca e apreensão e três ordens de prisão preventiva nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O foco são suspeitas de irregularidades cometidas por candidatos em processos seletivos de grandes instituições.
Entre os certames investigados nesta operação da Polícia Federal estão o Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024 e seleções da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Além disso, as apurações abrangem concursos das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Dessa forma, a corporação visa aprofundar as investigações sobre as supostas fraudes.
Conforme divulgado pela PF, os investigados já foram excluídos dos processos seletivos e afastados dos cargos públicos que ocupavam. Eles poderão responder por crimes como fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.
Portanto, a operação busca consolidar as provas contra o grupo investigado.







