JOGO DE INTERESSES

Fux mantém número atual de deputados nas eleições de 2026

Compartilhe
Fux STF
Ministro Luiz Fux atendeu a pedido de Davi Alcolumbre e adiou para as eleições de 2030 mudança na distribuição de vagas por estado na Câmara.

BRASÍLIA, 30 de setembro de 2025 – O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu nesta segunda (29) pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), para que o número de deputados federais nas eleições de 2026 permaneça igual ao de 2022.

A decisão cautelar de Fux suspende a redistribuição de cadeiras prevista após o censo demográfico e adia a mudança para o pleito de 2030.

Alcolumbre havia encaminhado ao STF uma solicitação para que a Corte garantisse a manutenção da atual proporcionalidade entre os estados até 2026.

O argumento central foi o de que o processo legislativo ainda não foi concluído, já que o projeto de lei complementar (PLP) 177/2023, aprovado em junho deste ano e que fixava em 531 o número de deputados federais, foi integralmente vetado pelo presidente Lula em julho. O veto (nº 20/2025) ainda não foi apreciado pelo Congresso.

No documento, Alcolumbre alegou que a ausência de deliberação sobre o veto mantém o processo em aberto. Para ele, a definição imediata sobre o número de cadeiras é essencial para garantir segurança jurídica e estabilidade do processo eleitoral de 2026.

Continue lendo…

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x