
BRASÍLIA, 30 de setembro de 2025 – O Partido Progressistas (PP) deve confirmar até o próximo domingo (5) a saída do ministro do Esporte, André Fufuca, do governo federal.
A legenda estabeleceu, no início de setembro, um prazo de 30 dias para que todos os filiados que ocupam cargos no Executivo deixem suas funções, em alinhamento ao processo de formação de uma federação partidária com o União Brasil.
Deputado licenciado pelo Maranhão, Fufuca mantém diálogo com o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e, segundo integrantes da sigla, já sinalizou disposição em atender à decisão coletiva, respeitando o calendário estabelecido. Até o momento, o ministro não se pronunciou oficialmente sobre a definição.
O União Brasil, por sua vez, antecipou esse movimento e estabeleceu a última sexta como prazo final para a saída de seus representantes do governo. O ministro do Turismo, Celso Sabino, deputado licenciado pelo União do Pará, já comunicou ao presidente Lula a intenção de deixar a pasta, permanecendo no cargo até a próxima quinta.
Sabino também indicou o nome de Ana Carla Machado Lopes, atual secretária-executiva do ministério, como sugestão de continuidade administrativa. O espaço, entretanto, também é considerado por outras legendas, como o PT, que defende Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e o PDT, que apoia o deputado André Figueiredo (CE).







