
MARANHÃO, 22 de setembro de 2025 – O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) divulgou nesta semana um estudo que avaliou os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal em relação à segurança no trânsito.
O levantamento apontou o Maranhão com resultados preocupantes em dois dos principais indicadores analisados: normatização e fiscalização, além da mortalidade viária.
De acordo com os Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança, o estado apresentou baixos índices no monitoramento e na aplicação da lei de trânsito. O Maranhão também registrou números negativos nos indicadores de mortalidade, que avaliam as taxas de óbitos por veículos, habitantes e quilômetros rodados.
Apesar do desempenho abaixo da média nesses quesitos, o Maranhão obteve posição favorável no item Segurança Veicular. Esse critério considera aspectos como a presença de airbags, freios ABS, ISOFIX e a renovação da frota estadual, que mostraram evolução em comparação a outros estados.
O ranking nacional indicou o Distrito Federal como a unidade da federação mais segura para motoristas, seguido por Rio Grande do Sul em segundo lugar e Goiás, Paraná e Rio de Janeiro empatados na terceira posição. No outro extremo, o Amazonas ficou com o pior desempenho, ao lado de Pará, Amapá, Maranhão e Roraima.
O estudo classificou as unidades federativas a partir de sete pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Foram considerados gestão da segurança, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito, vigilância e atendimento às vítimas, normatização e fiscalização, além de indicadores de mortalidade.







