GADO BRASILEIRO

Rebanho bovino supera população brasileira em 12%

Compartilhe
Rebanho gado
Rebanho bovino supera população brasileira em 12%. Pesquisa do IBGE revela recorde na produção de ovos e de galinhas em 2024, com alta na produtividade de leite

BRASIL, 19 de setembro de 2025 – O Brasil possuía um rebanho de 238,2 milhões de bovinos em 2024, uma quantidade 12% superior à população de 212,5 milhões de habitantes do país.

Esses dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta (18), são da Pesquisa da Pecuária Municipal. O rebanho de gado registrou o segundo maior número da série histórica, que começou em 1974, com uma ligeira redução de 0,2% em relação a 2023.

Além disso, o número de galináceos, como frangos e galinhas, atingiu a marca recorde de 1,6 bilhão de aves. Esse valor representa quase oito vezes a população humana do país. O município de São Félix do Xingu, no Pará, manteve a liderança na criação do maior rebanho bovino nacional.

Inscreva-se e não perca as notícias

A produção de ovos também alcançou um novo recorde na série do IBGE, com 5,4 bilhões de dúzias produzidas no ano. Esse total equivale a aproximadamente 305 ovos para cada habitante.

O crescimento ocorreu em 24 das 27 unidades da federação, impulsionando o setor. Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, consolidou-se como a maior produtora nacional de ovos e de galinhas, com 277,5 milhões de aves desse tipo.

A pesquisa ainda apontou que a produção de leite de vaca atingiu o volume inédito de 35,7 bilhões de litros. Esse resultado ocorreu mesmo com a redução no número de vacas ordenhadas para o menor patamar desde 1979. O valor da produção leiteira foi de R$ 87,5 bilhões no período.

O rebanho suíno totalizou 43,9 milhões de animais em 2024. Os caprinos, que são principalmente cabras, somaram 13,3 milhões de cabeças, um aumento de 3,1% e também um recorde histórico. Da mesma forma, o rebanho de ovinos, como ovelhas, chegou a 21,9 milhões de animais, o maior número da série.

A aquicultura, que é a criação de peixes e camarões, produziu 724,9 mil toneladas. Desse total, a tilápia representou cerca de 70% da produção. Por fim, a apicultura nacional gerou 67,3 milhões de quilos de mel, a maior quantidade já registrada pelo instituto.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x