
BRASÍLIA, 17 de setembro de 2025 – A Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno, na noite de terça (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. O texto, apoiado pela maioria da bancada federal do Maranhão, amplia o foro privilegiado a presidentes de partidos e exige votação secreta do plenário para decisões judiciais que envolvam parlamentares.
O objetivo da medida é dificultar a prisão e a instauração de ações penais contra congressistas.
A medida foi aprovada com 353 votos favoráveis e 134 contrários, recebendo apoio maciço de partidos do Centrão e críticas da oposição. Do total de 18 representantes maranhenses, 15 votaram a favor da proposta. Por isso, a bancada do estado demonstrou forte adesão à medida de blindagem, que agora segue para nova votação.
Entre os deputados maranhenses que votaram “sim” estão Junior Lourenço (PL), Aluisio Mendes (UNIÃO) e Juscelino Filho (UNIÃO). Além deles, também apoiaram Márcio Honaiser, Marreca Filho, Pastor Gil, Pedro Lucas Fernandes, Allan Garces, Amanda Gentil, Cleber Verde, Detinha, Fabio Macedo, Hildo Rocha, Josimar de Maranhãozinho e Josivaldo JP.
Por fim, apenas três deputados federais do estado votaram contra a PEC: Márcio Jerry (PCdoB), Rubens Pereira Júnior (PT) e Duarte Júnior (UNIÃO).







