CRISE ANUNCIADA

Brasil tem déficits gêmeos e se aproxima de rombo recorde

Compartilhe
Brasil rombo
Economia do Brasil acumula rombos simultâneos nas contas fiscais e externas, alcançando níveis próximos aos da crise do governo Dilma Rousseff.

BRASIL, 15 de setembro de 2025 – O Brasil enfrenta atualmente a ocorrência simultânea de déficits fiscais e externos, um cenário econômico conhecido como “déficits gêmeos”. Esta situação coloca o Brasil entre as economias mais desequilibradas do mundo, pressionando a dívida pública e reduzindo a margem de manobra do governo.

Os dados mais recentes mostram que o déficit nominal do governo central atingiu 7,12% do Produto Interno Bruto (PIB) nos 12 meses até julho.

O gasto total do setor público com juros alcançou R$ 1 trilhão no período, respondendo por quase todo o resultado negativo. Quando incluídos estados e municípios, o déficit nominal amplia-se para 8,5% do PIB.

Como consequência, a dívida pública bruta avançou para 77,5% do PIB em julho, um aumento de 6 pontos percentuais em pouco mais de dois anos e meio. A taxa básica de juros (Selic), mantida em 15% ao ano, contribui para o aumento do custo da rolagem da dívida pública.

No setor externo, o déficit em conta corrente mais que dobrou em um ano, passando de 1,4% para 3,5% do PIB. Essa piora reflete o saldo menor da balança comercial, a expansão das importações e o aumento das saídas líquidas de serviços e receitas.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x