
MARANHÃO, 13 de setembro de 2025 – O presidente afastado da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, protocolou na quinta (11) um agravo interno no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
O recurso busca reverter decisão do desembargador Marcelo Carvalho Silva, que manteve determinação do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos, responsável pelo afastamento do dirigente.
O pedido apresentado pretende que a medida seja analisada por um colegiado, e não apenas por decisão individual. O agravo interno é previsto no Regimento Interno do TJMA e possibilita a revisão de decisões monocráticas por um grupo de desembargadores, preservando o princípio da colegialidade.
Caberá à 2ª Câmara de Direito Privado do TJMA apreciar o recurso. Além do relator Marcelo Carvalho Silva, o colegiado é formado pelos desembargadores José Gonçalo de Sousa Filho e Maria Francisca Gualberto de Galiza. A deliberação será feita em sessão do órgão.
A decisão judicial contestada é resultado de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA). A ação aponta irregularidades financeiras e administrativas na gestão da FMF e dos dirigentes. Como consequência, a entidade está sob intervenção.
Atualmente, a administração da FMF é exercida por cinco diretores nomeados para conduzir a entidade de forma temporária. O grupo é supervisionado pela advogada Susan Lucena, que acompanha a execução das medidas determinadas pela Justiça na condução da federação.







