
BRASÍLIA, 09 de setembro de 2025 – O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta terça (9) o julgamento da ação que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus de tentativa de golpe de Estado.
O ministro Flávio Dino deve concluir seu voto ainda no mesmo dia, após a manifestação do relator Alexandre de Moraes. O processo ocorre na Primeira Turma do STF, composta por cinco ministros, e a decisão será definida por maioria simples de votos.
Além disso, as sessões de julgamento estão distribuídas em sete blocos até sexta-feira, com períodos pela manhã e tarde. Na semana anterior, a acusação, liderada pelo procurador-geral Paulo Gonet, e as defesas dos oito réus já apresentaram seus argumentos.
Os ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin também votarão após Moraes e Dino.
Conforme a Procuradoria-Geral da República (PGR), os oito acusados formam o “Núcleo Crucial” da suposta tentativa de golpe. Entre eles estão o tenente-coronel Mauro Cid, o deputado federal Alexandre Ramagem e o almirante Almir Garnier.
Também figuram na lista Anderson Torres, o general Augusto Heleno e o ex-presidente Jair Bolsonaro, além do general Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.







