ESTADO SITIADO

Deputado Yglésio acusa Dino de manipular STF contra Brandão

Compartilhe
Yglésio ESTADO
Deputado acusa Dino de manipular STF contra Brandão. Yglésio afirma que ministro usa advogada como laranja para criar ações que visam destabilizar o governo.

MARANHÃO, 04 de setembro de 2025 – O deputado Dr. Yglésio Moyses (PRTB) acusou o ministro do STF Flávio Dino de orquestrar uma operação política para destabilizar o governo do Maranhão, comandado por Carlos Brandão (PSB).

Em discurso na Assembleia Legislativa nesta quarta (3), o parlamentar afirmou que a advogada Clara Alcântara Botelho Machado é usada como “laranja” de aliados do ministro para gerar ações judiciais. Essas ações, segundo Yglésio, resultaram em investigações contra o governador.

“Ela é um fantoche, Clara Alcântara Machado está se escondendo, porque arrumou uma trolha deste tamanho para ela e agora está fugindo de se explicar, porque ela não tem nada a ver com isso, foi utilizada como laranja desse pessoal, que usa procuradores do Estado cedidos por Flávio Dino para invadir os sistemas da Procuradoria do Estado.”

Yglésio declarou que a via judicial é a única saída para a sobrevivência política de grupos ligados a Dino, que não teriam chance eleitoral contra Brandão.

“Está provado: invadiram o sistema da Sinfra, invadiram. Crimes estão sendo praticados para tentar instabilizar o Governo, porque a via judicial é a única possível para sobrevivência desse pessoal. Eles ficam falando: Ah! É porque é controle, controle, controle, controle. Vocês estão há mais de dois anos atrapalhando o TCE.”

Além disso, o deputado apresentou uma análise de inteligência artificial que, de acordo com ele, indica que a peça processual da advogada teria 95% de semelhança com textos produzidos por advogados do senador Othelino Neto.

Ele também denunciou o suposto uso de procuradores do Estado cedidos pelo ministro para acessar sistemas internos da Procuradoria Geral do Estado.

“Eles estão cedidos lá. Se ele está cedido lá, o vínculo funcional dele é com o gabinete do ministro do Supremo. Quando ele sai de lá e usa a procuradoria, está prevaricando, porque ele não tem que estar acessando arquivos privados da procuradoria. Afastaram o Valdênio, porque o Valdênio trouxe esse absurdo dissecado. Valdênio era uma pedra no sapato deles. O que que fizeram? Afastaram o procurador geral do Estado por atos que não são dele, por um parecer dado antes do Ministro Alexandre de Moraes decidir.”

O parlamentar ainda citou outros episódios, como a suposta encenação de um pneu furado na Baixada Maranhense e críticas à gestão de tablets para estudantes, que classificou como tentativas de desgastar a administração estadual.

Yglésio defendeu a instalação de uma CPI para ouvir a advogada Clara Alcântara e investigar as acusações.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x