
SÃO LUÍS, 03 de setembro de 2025 – Na sessão desta terça (2), na Câmara Municipal de São Luís, o vereador André Campos criticou a postura do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).
O parlamentar afirmou que o comunista celebra a possível condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe, mas, ao mesmo tempo, defende um possível afastamento do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB).
Em discurso no plenário, André Campos destacou que muitos políticos utilizam o discurso democrático de forma contraditória.
“Aqui mesmo no Maranhão nós estamos passando por isso. Temos um deputado que vai comemorar a condenação de Bolsonaro por golpe, mas prega golpe no Maranhão para tirar o governador. A democracia tem que estar acima de tudo e de todos, com respeito ao eleitor”, declarou.
O pronunciamento ocorreu um dia após aliados do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, reagirem a repercussão sobre a possibilidade de afastamento de Brandão, tema já discutido em conversas reservadas.
Segundo interlocutores políticos, o assunto circula há semanas em rodas de bastidores, inclusive mencionado em vídeo por Marcus Brandão, irmão do governador e presidente estadual do MDB. Apesar disso, até então os aliados de Dino não haviam negado as especulações, postura que mudou no início desta semana.
A repercussão pública trouxe novo peso às discussões. Para analistas, a exposição amplia o risco de a narrativa ser interpretada como tentativa de golpe político contra Brandão. A interpretação pode fragilizar a base dinista em ano pré-eleitoral.







