
CENTRO NOVO DO MARANHÃO, 02 de setembro de 2025 – A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Curimã II, nesta quarta (2), para combater a extração ilegal de ouro no garimpo do Cipoeiro, em Centro Novo do Maranhão. A ação, que conta com apoio do IBAMA, visa cessar atividades criminosas de usurpação de bens da União e danos ambientais na área rural do município.
Durante a operação, as equipes apreenderam e inutilizaram máquinas e motores utilizados nos crimes ambientais. Foram destruídas duas pás carregadeiras e vários motores.
Além disso, os agentes apreenderam outras sete PCs, um trator e dois caminhões do tipo caçamba. As ações ocorreram tanto dentro do garimpo quanto em três residências de investigados, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão.
A operação conta com o apoio de diversas equipes táticas da PF, incluindo o Comando de Operações Aéreas e o grupo de Bombas e Explosivos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente também presta suporte às ações.
Os crimes investigados são a usurpação de bens da União, prevista na Lei 8.176/1991, e crimes ambientais, conforme a Lei 9.605/1998.
As investigações permanecem em andamento com a produção de laudos periciais, análise de imagens de satélite e o interrogatório dos investigados.







