GRANA DO TRANSPORTE

Justiça condena ex-prefeito de Pedro do Rosário por desvio

Compartilhe
Desvio de verba
A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Pedro do Rosário (MA), Adailton Martins, e uma servidora municipal por improbidade administrativa.

PEDRO DO ROSÁRIO, 01 de setembro de 2025 – A Justiça Federal condenou o ex-prefeito de Pedro do Rosário (MA), Adailton Martins, e uma servidora municipal por improbidade administrativa.

A decisão, divulgada após ação do Ministério Público Federal (MPF), envolve desvio de recursos do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate), em 2007. O processo começou após auditoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) constatar saques irregulares e falta de comprovação de despesas.

De acordo com as investigações, os réus emitiram cheques e utilizaram verbas destinadas ao transporte de estudantes da rede pública em operações ilícitas. Parte dos valores foi registrada como pagamento a um suposto prestador de serviços de manutenção, que declarou ser pescador e afirmou nunca ter trabalhado para a prefeitura.

Além disso, a análise de movimentações bancárias revelou transferências a particulares sem vínculo com a administração municipal. Esse conjunto de provas confirmou o prejuízo aos cofres públicos, segundo o MPF. O juízo concluiu pela prática de conduta dolosa por parte dos gestores.

Com base na Lei de Improbidade Administrativa, a sentença aplicou sanções como multa, suspensão dos direitos políticos por cinco anos, proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais pelo mesmo período e obrigação de ressarcir integralmente o dano.

Por fim, a decisão determinou que, após o trânsito em julgado, os nomes dos condenados sejam inscritos no Cadastro Nacional de Condenados por Ato de Improbidade Administrativa.

A lista é mantida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x