SENTENÇA

Justiça obriga estado a finalizar poço em escola indígena

Compartilhe
Justiça Federal
Justiça Federal determinou que o Maranhão conclua obra de abastecimento de água em colégio Krikati em até 90 dias, sob multa diária de R$ 10 mil.

SÍTIO NOVO, 28 de agosto de 2025 – A Justiça Federal determinou que o Estado do Maranhão conclua a obra de um poço artesiano para abastecimento de água em uma escola indígena em Sítio Novo (MA) em até 90 dias.

A decisão, em resposta a uma ação do Ministério Público Federal (MPF), visa garantir acesso à água potável e infraestrutura adequada na Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena Cohmxiiry, na Terra Indígena Krikati.

O MPF alegou que crianças, professores e a comunidade escolar consomem água insalubre, enfrentando sérios riscos à saúde devido à obra inacabada.

Além disso, a Justiça ressaltou que a omissão do Estado viola direitos fundamentais à saúde, educação e dignidade, garantidos pela Constituição e por tratados internacionais aos povos indígenas.

OBRAS PARALISADAS

Iniciada em 2021 pela Secretaria de Estado de Educação, a construção do poço artesiano aguarda a instalação da torre, parte hidráulica, elétrica e a finalização do abrigo em alvenaria. Conforme as investigações, não há responsável técnico designado nem documentos que comprovem a sondagem e um plano para monitorar a qualidade da água.

Portanto, o magistrado entendeu ser dever do Estado implementar as medidas necessárias. Dessa forma, além de concluir a obra, o governo maranhense deve adotar providências para o monitoramento da qualidade da água.

Por fim, o descumprimento da decisão acarretará uma multa diária de R$ 10 mil.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x