
NOVA OLINDA DO MARANHÃO, 22 de agosto de 2025 – A Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes Fernandes, e do vice, Ronildo Costa de Carvalho, nesta sexta (22).
A decisão da juíza Patrícia Bastos de Carvalho Correia, da 80ª Zona Eleitoral de Santa Luzia do Paruá, atendeu a uma ação da ex-candidata Thaymara Muniz e baseou-se em provas de compra de votos e abuso de poder econômico. A vitória da chapa em 2024 ocorreu por apenas dois votos de diferença.
A sentença identificou diversas irregularidades, como distribuição de materiais de construção, repasses de dinheiro em espécie e via PIX, além de doações de telhas.
Testemunhas confirmaram ainda promessas de cargos públicos e ameaças a eleitores que não apoiaram os candidatos. Por isso, o prefeito e vice ficam inelegíveis por oito anos e receberam multas de R$ 25 mil cada.
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) já recebeu a comunicação para convocar novas eleições. Até lá, o presidente da Câmara de Vereadores assumirá o Executivo municipal.
Além disso, o caso foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral para apuração de possíveis crimes eleitorais e denúncias de violência política de gênero.







