
MARANHÃO, 20 de agosto de 2025 – O Maranhão apresentou o segundo menor gasto proporcional com folha de pagamento entre as 27 unidades da federação no 3º bimestre de 2025, segundo o Relatório Resumido de Execução Orçamentária em Foco dos Estados e DF, divulgado pelo Tesouro Nacional em 20 de agosto. O estado ficou empatado com Amapá e Piauí no levantamento.
Os gastos com servidores representaram a maior parte das despesas liquidadas em comparação à receita total em todos os estados até o 3º bimestre de 2025. O Rio Grande do Norte apresentou a maior proporção, com 72%, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 63%, e Mato Grosso do Sul, com 59%.
Já os menores percentuais foram registrados no Espírito Santo, com 41%, e em Amapá, Maranhão e Piauí, todos com 42%.
No mesmo período, o relatório apontou que a receita corrente realizada do Maranhão caiu 1% em relação ao 3º bimestre de 2024. Esse indicador considera a arrecadação efetiva dos estados no período. O Amapá também apresentou queda, de 11%. Em contrapartida, Roraima registrou crescimento de 19% e Sergipe de 18%.
A publicação RREO em Foco reúne, bimestralmente, os principais dados sobre execução orçamentária das 27 unidades da federação. O levantamento considera informações relativas aos meses de maio e junho de 2025, comparadas ao mesmo período de 2024.
O relatório é elaborado a partir dos documentos publicados pelos próprios entes no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), sob gestão do Tesouro Nacional.
O estudo inclui dados de todos os poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário, além do Ministério Público e da Defensoria Pública.







