LARANJADA

Juiz cassa vereador por fraude à cota de gênero em Ribamar

Compartilhe
Vereador cassado
Decisão anula diploma de vereador e declara fictícias 3 candidaturas femininas que receberam entre 5 e 26 votos, com campanhas irrisórias de R$ 200 cada.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, 12 de agosto de 2025 – O juiz Antônio Agenor Gomes, da 47ª Zona Eleitoral de São José de Ribamar, cassou o mandato do vereador Andrey Anderson Coutinho Villela (PSB) por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024.

A decisão, baseada na Súmula 73 do TSE, também invalidou as candidaturas de Julieth Lima Coelho, Francinalva da Silva dos Santos e Lúcia Regina Diniz Marques, que tiveram 5, 15 e 26 votos respectivamente. O magistrado determinou a recontagem dos votos do PSB no município.

A ação foi movida por Adeilton Leonardo Ferreira Pereira, que comprovou que as candidatas não fizeram campanha efetiva – nem mesmo nas redes sociais – e receberam apenas R$ 200 cada para gastos eleitorais.

Testemunhas afirmaram nunca tê-las visto em comícios ou ações de rua. O MP Eleitoral corroborou a tese de fraude, enquanto a defesa do vereador alegou campanha “corpo a corpo”.

O juiz destacou que o PSB repassou valores simbólicos às candidatas, configurando “completo distanciamento” dos princípios de igualdade de gênero.

A decisão, que pode ser recorrida ao TRE-MA, anulará os votos da legenda e redistribuirá as vagas após trânsito em julgado.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x