GUERRA COMERCIAL

Tarifas dos EUA atingem US$ 68 mi em exportações do Maranhão

Compartilhe
EUA Tarifa
Decreto impôs sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros, afetando parte das vendas maranhenses aos EUA, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento.

MARANHÃO, 11 de agosto de 2025 – As novas tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros impactam US$ 68 milhões das exportações do Maranhão, segundo estimativa baseada em dados de 2024 do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

O decreto assinado pelo presidente Donald Trump entrou em vigor na quarta (6) e elevou em 40% a tarifa sobre itens importados do Brasil, aumentando em 50% o valor total das sobretaxas dos EUA aplicadas ao país. Mesmo com 694 isenções, oito estados brasileiros terão entre 95% e 100% de suas vendas aos americanos taxadas.

O impacto supera 95% em Tocantins, Alagoas, Acre, Amapá, Ceará, Rondônia, Paraíba e Paraná. Já Mato Grosso do Sul (49,6%), Pará (44%), Rio de Janeiro (32%), Sergipe (24%) e Maranhão (9%) registram percentuais menores.

Segundo o economista Flávio Barreto, que coordenou com Thiago de Araújo Freitas estudo da FGV Ibre, Norte e Nordeste concentram exportações em produtos de baixo valor agregado e mão de obra intensiva, sem isenção tarifária semelhante à concedida ao Sudeste.

No Nordeste, frutas, pescados, calçados e vestuário estão entre os itens mais afetados. Barreto cita o caso dos produtores de mel do Piauí, onde grande parte da produção é feita por cooperativas e pequenos produtores, como exemplo da vulnerabilidade econômica.

Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte estão entre os estados mais expostos, pois possuem polos agroindustriais voltados à exportação que terão a maior parte de seus produtos taxados.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x