MASSACRE NA ALDEIA

Confronto entre indígenas e madeireiros deixa um morto no MA

Compartilhe
morto massacre
Ataque ocorreu na Terra Indígena Governador e deixou um indígena ferido e um suposto madeireiro morto, segundo o Conselho Indigenista Missionário.

MARANHÃO, 09 de agosto de 2025 – Um indígena do povo Pyhcop Catiji Gavião ficou ferido e um suposto madeireiro foi morto durante confronto na madrugada de sexta (8), na Terra Indígena Governador, em Amarante do Maranhão.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), madeireiros armados tentavam invadir a aldeia para assassinar um morador. O caso é investigado pela Polícia Federal.

O Cimi informou que a tensão no território começou em julho, quando lideranças flagraram madeireiros retirando estacas dentro da área indígena. Desde então, as denúncias de invasão e extração ilegal de madeira aumentaram. Além disso, os invasores estariam utilizando drones durante a noite para intimidar a comunidade.

Na última terça (5), um indígena foi atacado por três homens enquanto dormia. Eles o agrediram e jogaram água quente sobre seu corpo, causando queimaduras de segundo e terceiro grau.

Ele permanece internado no Hospital São José de Ribamar, em Amarante, e acusa o irmão do madeireiro morto no confronto de ser o autor das ameaças e agressões.

Antes do ataque desta sexta, equipes da Polícia Militar e da Força Nacional realizaram rondas na região. No entanto, segundo o Cimi, os madeireiros se esconderam na mata e agiram após a saída das forças de segurança.

O coordenador do Cimi no Maranhão, Gilderlan Rodrigues, informou que a organização tem auxiliado o povo Gavião no acionamento de órgãos públicos e no acompanhamento dos depoimentos prestados à Polícia Federal e à Funai.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x