EXPLOSÃO DE DÍVIDAS

Recorde: Brasil tem 77 milhões com nome negativado

Compartilhe
Brasil dívida
O Brasil registrou, em maio, o maior número de inadimplentes da série histórica da Serasa: 77 milhões de pessoas com nome negativado.

BRASIL, 23 de julho de 2025 – O Brasil registrou, em maio, o maior número de inadimplentes da série histórica da Serasa: 77 milhões de pessoas. O valor médio da dívida por cidadão é de R$ 6.036, o que representa um total de R$ 465 bilhões em débitos acumulados. A inadimplência pode resultar em nome negativado, restrição de crédito e até perda de bens.

Segundo a Serasa, os registros de débito chegaram a 298,5 milhões, também o maior volume da série. Houve aumento de 1% no valor médio das dívidas em relação a abril. A legislação prevê medidas de proteção que visam evitar abusos e garantir equilíbrio nas relações entre consumidores e instituições financeiras.

A Serasa aponta que a ausência de educação financeira contribui para o cenário de endividamento. Enquanto países como Estados Unidos, Austrália, Suécia e Canadá incluem o tema nos currículos escolares, o Brasil ainda enfrenta resistência em implementar políticas de formação financeira ampla e contínua.

Pessoas com contas atrasadas contam com direitos previstos em legislações federais, como o Código de Defesa do Consumidor, a Lei do Superendividamento e a Constituição Federal, que impõem limites às ações dos credores e garantem meios de negociação.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x