OCORRÊNCIAS

Bombeiros resgatam mais de 1,3 mil animais silvestres em SLZ

Compartilhe
Bombeiros corpo
Corpo de Bombeiros do Maranhão registrou 1.335 ocorrências envolvendo animais silvestres na região metropolitana de São Luís entre janeiro e julho de 2025.

MARANHÃO, 22 de julho de 2025 – O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) registrou 1.335 ocorrências envolvendo animais silvestres na região metropolitana de São Luís entre janeiro e julho de 2025.

Desse total, 63% foram capturas de jiboias — espécie não peçonhenta que tem aparecido com frequência em áreas urbanas. Além delas, foram resgatados macacos, cutias, jacarés e abelhas.

Segundo a tenente Letícia Rodrigues, do Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA), o aumento desses casos está diretamente ligado à expansão desordenada das cidades e à degradação de habitats naturais.

“Os animais buscam alimento e abrigo em áreas urbanas quando seu ambiente é afetado”, explicou. Apesar do tamanho impressionante das jiboias, a oficial destacou que elas não representam risco quando não provocadas, alimentando-se principalmente de roedores e aves.

As ocorrências são mais comuns em regiões próximas a matas e terrenos baldios. A tenente reforça que, ao avistar um animal silvestre, as pessoas devem manter distância e acionar imediatamente o 193.

“Tentar capturar ou espantar o animal por conta própria pode agravar a situação”, alertou. Ela também enfatizou a necessidade de políticas urbanas que equilibrem desenvolvimento e preservação ambiental.

O BBA realiza não apenas resgates, mas também campanhas educativas para promover a convivência segura entre humanos e fauna.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x