CONDENADA

Ex-prefeita de Bacurituba tem direitos políticos suspensos

Compartilhe
ex-prefeita condenada
Justiça manteve condenação de ex-prefeita por omissão na prestação de contas de mais de R$ 160 mil do FNDE durante sua gestão entre 2009 e 2012.

BACURITUBA, 8 de julho de 2025 – A ex-prefeita de Bacurituba (MA), Filomena Ribeiro Barros Costa, teve os direitos políticos suspensos por cinco anos após decisão unânime do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A condenação decorre de ação civil movida pelo Ministério Público Federal (MPF).

Segundo o MPF, Filomena Ribeiro omitiu-se na prestação de contas de recursos recebidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) durante seu mandato, entre 2009 e 2012. A ausência de documentação impediu o gestor sucessor de cumprir a obrigação legal.

OMISSÃO CONFIGURA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

O processo apontou que os valores não declarados somam mais de R$ 160 mil. Embora a prestação de contas pudesse ocorrer após o término do mandato, a ex-prefeita não deixou registros suficientes para possibilitar a continuidade do processo.

A sentença de primeira instância considerou que a prestação de contas só foi feita cinco anos depois, já no curso da ação judicial. O atraso foi entendido como conduta dolosa e negligente, violando o artigo 11, inciso VI, da Lei nº 8.429/92.

PUNIÇÕES SÃO CONFIRMADAS PELO TRF1

A Justiça determinou a suspensão dos direitos políticos da ex-gestora por cinco anos e a proibiu de contratar com o poder público ou receber benefícios fiscais ou creditícios por três anos. As penalidades estão previstas na legislação de improbidade administrativa.

A defesa recorreu da decisão, argumentando que não houve intenção de causar prejuízo ao erário e que a entrega tardia dos documentos não configuraria ato ímprobo. No entanto, o TRF1 rejeitou o recurso e confirmou a condenação por unanimidade.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x