MEDICAMENTOS

Remédios ficarão mais caros no país a partir de amanhã (1º)

Compartilhe
Remédios reajuste
Preços dos remédios no Brasil terão novo reajuste a partir da próxima terça (1º), conforme previsto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

BRASIL, 31 de março de 2025 –  Os preços dos remédios no Brasil terão um novo reajuste a partir da próxima terça (1º), conforme previsto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os laboratórios deverão comunicar os novos valores à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) seguindo o calendário anual de atualização de preços.

O percentual oficial de reajuste ainda não foi divulgado pela CMED. No entanto, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) estima que os aumentos devem variar entre 2,60% e 5,06%, com uma média de 3,48%. O impacto pode variar conforme a concorrência de mercado, já que, segundo a metodologia de cálculo, remédios com maior oferta tendem a ter reajustes menores.

A política de regulação de preços estabelece um teto máximo permitido para os medicamentos, mas não impede que as empresas pratiquem valores abaixo desse limite. Dessa forma, o preço final pode variar de acordo com o estabelecimento e as estratégias comerciais aplicadas.

“Em 2024, por exemplo, identificamos medicamentos que tiveram variações maiores que 300% ao longo do ano. Esse é o caso da Rivaroxabana, um tipo de anticoagulante, que teve seu preço variando em até 359%”, afirmou Lélio Souza, vice-presidente de Soluções para Prática Médica da Afya, ao site Viva Bem, do UOL.

O reajuste anual dos medicamentos é baseado em critérios que incluem a inflação acumulada no período, a concorrência no mercado e os custos de produção do setor farmacêutico.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x