CANCELADO

Acordo de rachadinha que livrou Janones pode ser anulado

Compartilhe
Janones rachadinha
Ex-procurador da Lava Jato solicitou cancelamento de acordo firmado com deputado federal André Janones que previa confissão de rachadinha.

BRASIL, 27 de março de 2025 –  O ex-procurador da Lava Jato e ex-deputado federal, Deltan Dallagnol (Novo-PR), entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) para solicitar o cancelamento do Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) firmado com o deputado federal André Janones (Avante-SP).

O acordo previa a confissão do crime de rachadinha e o ressarcimento de valores.

O Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 19 de setembro, exigia que Janones confessasse o crime e ressarcisse R$ 131,5 mil à Câmara dos Deputados, além de pagar uma multa de R$ 26,3 mil.

No entanto, o deputado publicou um vídeo nas redes sociais afirmando não ter admitido o crime, o que gerou reações contrárias.

Segundo Deltan, a declaração de Janones nas redes sociais difere do que foi estabelecido no acordo homologado pelo ministro Luiz Fux. Em sua representação, Deltan argumenta que o deputado teria mentido para a PGR ao aceitar os termos do ANPP, configurando uma quebra do acordo.

O caso das rachadinhas envolvendo Janones foi revelado em novembro de 2023.

Um áudio de 2019, gravado durante reunião na Câmara dos Deputados, mostrou o parlamentar cobrando parte dos salários de servidores de seu gabinete para cobrir despesas pessoais e recompor seu patrimônio, que, segundo ele, foi “dilapidado” durante a campanha para a Prefeitura de Ituiutaba (MG) em 2016.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x