Uma a cada cinco crianças vivem sem saneamento básico no MA

Compartilhe
Unicef crianças
Unicef aponta que quase 20% das crianças e adolescentes no Maranhão vivem em moradias sem saneamento básico, destacando desigualdades regionais.

MARANHÃO, 24 de março de 2025 –  Quase um quinto das crianças e adolescentes no Maranhão vive em moradias sem acesso a saneamento básico. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 19,8% dos jovens maranhenses enfrentam essa realidade.

O dado faz parte do estudo “Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil”, divulgado no sábado (22).

O Maranhão é o terceiro estado com maior índice de crianças e adolescentes sem saneamento básico no Brasil. O estado fica atrás do Acre, onde 31,5% dos jovens vivem nessa condição, e do Amazonas, com 23,5%. Os dados foram coletados entre 2019 e 2023, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) Anual.

O estudo evidencia as desigualdades regionais, principalmente no Norte e Nordeste, onde mais de 80% das crianças vivem em condições de privação de direitos básicos. O Unicef ressaltou a necessidade de políticas públicas específicas para enfrentar esses desafios.

Em 2024, a entidade realizou ações que beneficiaram mais de 250 mil pessoas em oito estados brasileiros, incluindo cerca de 75 mil crianças e adolescentes. As iniciativas contemplaram escolas, unidades de saúde e comunidades vulneráveis, como indígenas, quilombolas e ribeirinhas, em estados como Maranhão, Pará e Bahia.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x