Partido

MP pede condenação do Podemos por fraude na cota de gênero

Compartilhe
Podemos Partido
Partido Podemos é acusado de irregularidades nas eleições de 2022; deputados Leandro Bello e Júnior Cascaria podem perder os mandatos.

MARANHÃO, 21 de março de 2025 –  O Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou nesta quinta (20) a condenação do partido Podemos por fraude na cota de gênero nas eleições de 2022. O caso está em fase de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda inclusão na pauta de julgamentos pelo ministro-relator André Mendonça.

A legenda é acusada de irregularidades na formação da cota de 30% para mulheres nas eleições para a Assembleia Legislativa do Maranhão. Se condenado, o partido pode ter todos os votos anulados, o que resultaria na perda das cadeiras ocupadas pelos deputados estaduais Leandro Bello e Júnior Cascaria.

O procurador-eleitoral Alexandre Espinosa contestou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), que havia aceitado a defesa do Podemos. O partido argumentou que a candidatura questionada não comprometeu o cumprimento da cota de gênero.

O ministro André Mendonça também relata um caso semelhante envolvendo o PSC, que pode resultar na perda dos mandatos dos deputados Fernando Braide (PSD) e Wellington do Curso (Novo).

O MPE também solicitou a condenação da sigla, alegando fraude na cota de gênero durante o processo eleitoral.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x