MARANHÃO

Juiz do MA suspende processos sobre consignados por fraude

Compartilhe
Processos ações
A 2ª Vara Cível de Caxias/MA determinou a suspensão de centenas de processos sobre empréstimos consignados, apontando indícios de litigância predatória.

CAXIAS, 06 de março de 2025 – A 2ª Vara Cível de Caxias/MA determinou a suspensão de centenas de processos sobre empréstimos consignados, apontando indícios de litigância predatória. A decisão do juiz Jorge Antonio Sales Leite identificou fraude documental, captação indevida de clientes e abandono processual.

A litigância predatória ocorre quando advogados ingressam com grande volume de ações sem fundamento legítimo, buscando vantagens indevidas. No caso, os processos questionavam cobranças indevidas e inclusão errônea de consumidores em cadastros de inadimplentes.

A análise judicial revelou o uso de procurações falsas e a ausência de conhecimento dos clientes sobre as ações movidas em seus nomes. Diante das irregularidades, a Justiça determinou o sobrestamento dos processos e acionou a OAB e o Ministério Público para investigar possíveis crimes, como falsidade documental e estelionato.

As instituições financeiras alertam sobre o impacto dessas ações, que aumentam custos operacionais e sobrecarregam o Judiciário. Em 2023, cerca de 80% das demandas nas varas Cíveis de Caxias estavam relacionadas a essa prática, prejudicando a eficiência processual.

A decisão cita ainda que, em 2020, apenas dois tipos de demandas no setor de consumo custaram R$ 10,7 bilhões ao sistema judicial. O juiz destacou que advogados de fora do Maranhão lideram essas ações em massa, desrespeitando o Estatuto da Advocacia e cometendo crimes como falsificação de documentos e uso indevido de CPFs sem autorização.

Compartilhe

Leia mais

Produção indústria

RETRAÇÃO INDUSTRIAL

Produção da indústria maranhense apresenta recuo em março
Produção indústria

RETRAÇÃO INDUSTRIAL

Produção da indústria maranhense apresenta recuo em março

PGR Braga
PGR pede ao STF manutenção da prisão de Braga Netto
PGR Braga

PGR pede ao STF manutenção da prisão de Braga Netto

rodovia protesto

REVOLTA POPULAR

Rodovia maranhense é liberada após dia de protesto
rodovia protesto

REVOLTA POPULAR

Rodovia maranhense é liberada após dia de protesto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.