
MARANHÃO, 27 de fevereiro de 2025 – Levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que sete das dez rodovias federais com maior índice de mortes no Brasil apresentam falhas estruturais. Entre elas, estão a BR-316 e a BR-230, que atravessam o Maranhão.
A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou nesta quinta (27) um estudo sobre a infraestrutura das rodovias brasileiras. O levantamento mostra que, em 2024, houve 2.647 mortes em pistas com problemas estruturais, sendo a maioria na BR-153, que liga Brasília a Belém.
RODOVIAS EM ESTADO CRÍTICO
Segundo a CNT, sete das dez rodovias federais com maior número de óbitos são classificadas como regulares e estão próximas de uma deterioração mais grave. A entidade alerta que, sem manutenção adequada, esses trechos podem ser rebaixados para as categorias ruim ou péssima, aumentando os riscos de acidentes.
As condições precárias das estradas também impactam diretamente a conservação dos veículos, elevando custos operacionais e o consumo de combustível.
MARANHÃO ENTRE OS ESTADOS MAIS AFETADOS
Entre as dez rodovias federais mais letais do país, duas passam pelo Maranhão. A BR-316 ocupa a quinta posição no ranking de mortalidade, enquanto a BR-230 está na nona colocação. Ambas atravessam diversas cidades maranhenses.
No Brasil, 67% das rodovias federais e estaduais são classificadas como regulares, ruins ou péssimas, enquanto apenas 33% estão em condição boa ou ótima. A avaliação considera fatores como pavimentação, sinalização e geometria das vias.