
SÃO LUÍS, 19 de fevereiro de 2025 – A greve do transporte urbano em São Luís foi mantida após uma nova audiência de conciliação conduzida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA). O encontro, realizado nesta quarta (19), não resultou em acordo entre sindicato e empresários. No entanto, um entendimento parcial permitiu a retomada dos ônibus semiurbanos.
A audiência foi presidida pela juíza auxiliar Tália Barcelos Hortegal Braga, que afirmou que o processo seguirá para análise de tutela de urgência referente ao transporte urbano. A decisão será tomada pela Presidência da Justiça do Trabalho nas próximas 24 horas.
Durante a sessão, a Prefeitura de São Luís não apresentou propostas concretas para solucionar o impasse. Assim, foi determinado que a administração municipal deve fornecer o valor atualizado da tarifa de remuneração dos trabalhadores, conforme o contrato de concessão, incluindo a memória de cálculo.
Essa medida visa embasar a análise da tutela de urgência solicitada pelo Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA).
Enquanto a greve continuar, a Justiça do Trabalho determinou que o Sindicato dos Trabalhadores deve garantir a operação de 80% da frota. O descumprimento pode gerar multa diária de R$ 100 mil.
Participaram da audiência representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA), do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB).