PRÓXIMA SEMANA

STF julgará recurso que pode extinguir nepotismo no país

Compartilhe
STF Nepotismo
STF analisará nomeação de parentes em cargos políticos, incluindo secretarias estaduais e municipais, com decisão que poderá ter impacto nacional.

BRASÍLIA, 14 de janeiro de 2025 – O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará na próxima quarta (19) um Recurso Extraordinário que pode extinguir o nepotismo em toda a administração pública brasileira, inclusive em cargos políticos.

A ação, de autoria da Procuradoria-Geral da República (PGR), tramita desde 2018 e questiona a nomeação de parentes de gestores para funções como secretarias estaduais e municipais.

Desde 2008, a Súmula Vinculante nº 13 do STF proíbe a nomeação de familiares para cargos nos três poderes. No entanto, o tribunal vinha tolerando a prática em cargos políticos, como secretarias estaduais e municipais. Agora, o novo julgamento pode redefinir esse entendimento e vedar completamente o nepotismo na esfera pública.

A PGR argumenta que a nomeação de cônjuges, companheiros ou parentes, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, para cargos de direção ou chefia fere princípios constitucionais da moralidade e impessoalidade. O recurso questiona se cargos de natureza política devem ou não ser incluídos na proibição estabelecida pela súmula.

Uma das primeiras decisões contrárias à nomeação de parentes em secretarias ocorreu no Maranhão. Em dezembro de 2023, o ministro Alexandre de Moraes determinou a exoneração de Marcus Brandão, então secreário de Articulação Legislativa do estado e irmão do governador Carlos Brandão.

Caso o plenário do STF acompanhe a posição da PGR, a decisão se estenderá a todos os níveis da administração pública, atingindo familiares de governadores, prefeitos, presidentes de tribunais, assembleias legislativas e câmaras municipais.

O julgamento tem potencial para consolidar um novo entendimento sobre nepotismo no Brasil, estabelecendo um precedente de alcance nacional.

Compartilhe

Leia mais

Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade
Negros pesquisa

PESQUISA

Negros são maioria no MA, mas só 10,5% concluem faculdade

TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA
TRF-1 Benefício

MARANHÃO

TRF-1 concede auxílio-reclusão a filho de detento no MA

Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos
Pablo Justiça

ABUSO

Justiça torna Pablo Marçal inelegível por oito anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.