Direitos Trabalhistas

MRV, do dono da CNN Brasil, é investigada por trabalho escravo

Compartilhe
Segundo investigações, trabalhadores eram seduzidos em cidades do interior do Maranhão e se deparavam com condições análogas ao trabalho escravo

Operação realizada pelo Ministério da Economia, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal resgata 16 trabalhadores em condições análogas a de escravo em obras da empresa de Rubens Menin – dono da CC Brasil -, a MRV Engenharia.

O resgate dos empregados no Rio Grande do Sul ocorreu nas cidades de São Leopoldo e Porto Alegre, cuja investigação dá conta de que os às vítimas eram seduzidas em municípios do interior do Maranhão e tinham que pagar até R$ 500 reais pela vaga de trabalho, o que é proibido por lei. Ao chegarem no local, os funcionários eram surpreendidos com a inexistência de garantia de recursos para voltarem às suas cidades de origem. Além do trabalho forçado, a operação constatou tráfico de seres humanos para exploração laboral.

Em nota, a MRV Engenharia afirmou que “não compactua com nenhuma irregularidade na contratação de colaboradores […] suspendeu imediatamente o contrato com a empresa de recrutamento citada no caso […] apresentou todos os esclarecimentos e documentos que comprovam que os trabalhadores foram contratados de forma regular”.

Coincidentemente, o empresário Rubens Menin – mineiro de 65 anos, engenheiro civil e fundador da MRV Engenharia junto com sócios-familiares em 1979 -, detém 100% da CNN Brasil, emissora que faz oposição à escravidão moderna nos Estados Unidos e possui um projeto com o lema “Escravidão não é algo do passado”, conhecido por “Freedom Project.

Não é a primeira vez que a MRV Engenharia tem seu nome envolvido em casos de trabalho escravo , entre os quais você pode verificar aqui . Além disso, Rubens Menin, “‘embaixador’ do Minha Casa e Minha Vida” durante o governo Lula, já admitiu que o programa social era o “patinho feio” no setor.

Compartilhe

Leia mais

Levantamento maranhão

LEVANTAMENTO

Uso de agrotóxicos no Maranhão chega a quase 200% em 10 anos
Levantamento maranhão

LEVANTAMENTO

Uso de agrotóxicos no Maranhão chega a quase 200% em 10 anos

Risco economia

ECONOMIA

Economista do Bradesco alerta para risco de recessão em 2025
Risco economia

ECONOMIA

Economista do Bradesco alerta para risco de recessão em 2025

PL comercialização

COMERCIALIZAÇÃO

PGR denuncia venda de emendas por três deputados do PL
PL comercialização

COMERCIALIZAÇÃO

PGR denuncia venda de emendas por três deputados do PL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.