COMERCIALIZAÇÃO

PGR denuncia venda de emendas por três deputados do PL

Compartilhe
PL comercialização
Deputados do PL Josimar Maranhãozinho, Pastor Gil e Bosco Costa são acusados de liderar esquema criminoso para comercialização indevida de recursos federais.

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, 05 de fevereiro de 2025 – O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo do processo em que três deputados federais do PL são investigados por desvio de recursos de emendas parlamentares. A ação foi incluída na pauta de julgamentos da Primeira Turma do STF, após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com a investigação, os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA), Pastor Gil (PL-MA) e Bosco Costa (PL-SE) estavam “no topo” de uma organização criminosa voltada para a negociação de valores.

“Os elementos informativos que a embasam são também robustos. Englobam mensagens trocadas pelos denunciados por meio do aplicativo WhatsApp, depoimentos de testemunhas e vasta documentação apreendida em buscas autorizadas por meio de decisão judicial”, afirma a PGR.

Segundo a denúncia, há elementos que comprovam trocas de mensagens entre Josimar Maranhãozinho e os demais deputados envolvidos, com informações sobre dados bancários para o depósito das vantagens obtidas.

“Numa delas, Josimar demonstra, inclusive, preocupação com o fato de a conta indicada estar em nome de Pastor Gil e de não de terceiro”, escreveu o vice-procurador-geral da República, Hindemburgo Chateaubriand.

Ainda de acordo com o processo, o trio atuou para a “comercialização” de pelo menos R$ 7 milhões em emendas.

Os denunciados, em defesas prévias, alegaram que a denúncia “sofre de inépcia, pois não descreveria as condutas criminosas, o liame subjetivo entre os denunciados e nem a autoria das emendas parlamentares”.

Os advogados dos três parlamentares sustentaram que a acusação carece de justa causa, uma vez que os elementos informativos que a embasam não seriam suficientes para demonstrar a prática dos crimes imputados. Alguns apontaram cerceamento de defesa por falta de acesso a provas do inquérito.

Compartilhe

Leia mais

Professora Decisão

SENTENÇA

Justiça manda reduzir jornada de professora com fibromialgia
Professora Decisão

SENTENÇA

Justiça manda reduzir jornada de professora com fibromialgia

Polícia Esquema

ESQUEMA DESMONTADO

Polícia Federal cumpre mandados em SLZ em operação nacional
Polícia Esquema

ESQUEMA DESMONTADO

Polícia Federal cumpre mandados em SLZ em operação nacional

Operação PF

DESVIO BILIONÁRIO

PF apreende carros de luxo em operação contra fraude no INSS
Operação PF

DESVIO BILIONÁRIO

PF apreende carros de luxo em operação contra fraude no INSS

Uma resposta

  1. Não tem cabimento ficar refém de um deputado analfabeto liderar o Maranhão só porque ele é um milionário e todo mundo sabe de onde vem a riqueza. Pqp, que país é esse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.