BRASÍLIA, 10 de dezembro de 2024 – O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve receber nesta terça (10), a senadora Ana Paula Lobato (PDT) e o deputado estadual Othelino Neto (Solidariedade). O encontro, agendado para as 11h30, foi divulgado no site do órgão como uma visita de cortesia.
O parlamentar Othelino Neto é membro do Solidariedade, partido responsável pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.756, que questiona critérios etários para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA).
Uma análise das agendas dos ministros do STF entre os dias 2 e 19 deste mês, realizada pelo blog do Isaías Rocha, revelou discrepâncias significativas na transparência dos compromissos. Apenas cinco dos 11 ministros divulgaram regularmente suas agendas, enquanto três mantêm atualizações contínuas no site do Supremo.
Cristiano Zanin foi identificado como o ministro com maior frequência na publicação de compromissos, registrando audiências em nove dias durante o período analisado. Outros ministros que também reportaram suas agendas incluem Edson Fachin, com sete compromissos, Luiz Fux, com seis, e Cármen Lúcia, com quatro.
Por outro lado, os ministros Flávio Dino, André Mendonça, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Gilmar Mendes não registraram compromissos no site durante o período pesquisado.
Essa prática contrasta com os esforços de transparência de alguns colegas de corte, como o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, que também mantém registros regulares.