OPERAÇÃO

Gaeco faz operação contra fraude em contratos no Maranhão

Compartilhe
Gaeco Operação
Investigações do GAECO apontam esquema envolvendo contratos fraudulentos de terceirização. Mandados foram cumpridos em três municípios do Maranhão.

MARANHÃO, 21 de novembro de 2024 – O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Maranhão, deflagrou, nesta quinta (21), a Operação Illusio. A ação visa desarticular um esquema de fraudes em contratos públicos em São Luís Gonzaga, Penalva e São Luís.

A investigação apura irregularidades relacionadas à contratação do Instituto Singulare, suspeito de simular serviços terceirizados, que, na realidade, eram executados por servidores municipais.

Durante a operação, 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em locais estratégicos, como a Prefeitura de São Luís Gonzaga, secretarias municipais e endereços na capital.

O Gaeco identificou possíveis fraudes em licitações e contratos públicos voltados à terceirização de mão de obra. O prejuízo estimado é de R$ 1.491.252,45. Por isso, o órgão solicitou o bloqueio desse valor nas contas dos envolvidos.

Além de São Luís Gonzaga, mandados foram cumpridos em Penalva e São Luís, onde também foram identificados indícios do esquema criminoso. Os materiais apreendidos, como documentos e equipamentos, serão analisados pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro para embasar as denúncias.

A operação teve suporte de promotores de Justiça do Gaeco em São Luís e Timon, além das Polícias Civil e Militar. A Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência do Ministério Público (Caei-MPMA) também colaborou, contribuindo para a eficiência das investigações.

O nome da operação, Illusio, reflete a “ilusão” promovida pelo contrato firmado com o Instituto Singulare. Apesar da previsão de terceirização, os serviços eram realizados por servidores públicos, expondo a fraude no esquema investigado.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x