MARANHÃO, 13 de novembro de 2024 – A Superintendência Estadual de Combate à Corrupção (Seccor) deflagrou nesta terça (12) uma operação contra um esquema de empresas fantasmas que teria desviado verbas de prefeituras e câmaras municipais no Maranhão.
A investigação, realizada pela Polícia Civil com mandados judiciais, incluiu buscas em São Luís e em cidades do interior do estado.
De acordo com a Seccor, o grupo usava empresas de fachada para fraudar licitações e garantir contratos com diversos órgãos municipais. Essas empresas eram formadas por “laranjas” e utilizavam documentos falsos para obter contratos, geralmente relacionados ao fornecimento de bens de consumo.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, computadores e dispositivos eletrônicos que serão analisados para identificar provas.
Segundo a delegada Katrine Chaves, sete empresas teriam concorrido em mais de 30 licitações públicas, sempre com uma delas ganhando os contratos, o que teria comprometido a competitividade dos certames.
As atividades suspeitas foram identificadas em várias cidades do Maranhão e agora a Polícia Civil investigará a possível participação de servidores públicos no esquema.
Como medida preventiva, a Justiça bloqueou R$ 3 milhões em bens dos investigados. Esses recursos poderão ser revertidos aos cofres públicos caso o grupo seja condenado.
A Seccor continuará a apuração para ampliar as provas das fraudes e identificar todos os envolvidos.