ESTADOS UNIDOS, 06 de novembro de 2024 – O Partido Republicano obteve maioria no Senado dos Estados Unidos nas eleições realizadas nesta terça (5), retomando o controle da Casa, que estava com os democratas desde 2020.
Nesta eleição, 34 senadores foram escolhidos, representando um terço das cem cadeiras do Senado. Antes do pleito, o Senado contava com 51 democratas e 49 republicanos, mas os democratas perderam cadeiras estratégicas na Virgínia Ocidental e em Ohio.
Com a nova maioria, os republicanos terão o poder de definir as pautas e decisões do Senado, influenciando diretamente as diretrizes da futura administração presidencial.
Os norte-americanos também elegeram, nesta terça, os 435 novos membros da Câmara dos Deputados. Diferente do Senado, onde apenas um terço das cadeiras é renovado, todas as cadeiras da Câmara foram colocadas em disputa.
A Câmara, atualmente com maioria republicana, é composta por 220 republicanos e 212 democratas, com três cadeiras vagas.
Com a nova eleição, o partido que alcançar 218 deputados obterá a maioria, definindo as pautas da Casa e impactando diretamente as políticas do mandato de Donald Trump.