RECURSO

Governo recorre contra decisão de Moraes sobre exonerações

Compartilhe
Moraes Recurso
Estado protocola recurso no STF questionando decisão de Alexandre de Moraes que suspendeu nomeações de servidores com parentesco com o governador Brandão.

MARANHÃO, 24 de outubro de 2024 – O Governo do Maranhão entrou com embargos de declaração nesta quinta (24), visando corrigir supostos vícios na decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A determinação de Moraes exigiu a suspensão imediata das nomeações e o afastamento de servidores públicos com parentesco com o governador Carlos Brandão (PSB).

De acordo com o advogado Alex Borralho, que divulgou a informação no blog Direito e Ordem, o governo já começou a cumprir a decisão, com duas exonerações formalizadas no início da semana.

O assunto também foi discutido em reunião na Assembleia Legislativa do Maranhão.

FUNDAMENTOS DO RECURSO

O recurso apresentado pelo governo alega que a decisão de Moraes não considerou aspectos centrais do caso em relação a alguns servidores afastados.

Além disso, o Estado defende que o governador não interferiu na nomeação de Gilberto Lins Neto, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

Segundo o governo, a escolha foi feita pelo Conselho de Administração, respeitando a autonomia da EMAP e com base em critérios políticos e administrativos.

Ainda no recurso, o governo argumenta que Elias Moura Neto foi aprovado pela diretoria executiva da estatal, composta por Allan Kardec Duailibe Barros Filho, Fábio Moreira Amorim e Paulo Alexandre Carvalho Guardado, sem qualquer influência direta do governador Carlos Brandão no processo.

Ao solicitar efeito suspensivo ao recurso, o governo do Maranhão destacou que o afastamento dos servidores compromete a continuidade do serviço público, prejudicando o andamento de políticas públicas sensíveis e o desenvolvimento de atividades planejadas para diferentes áreas do governo.

Compartilhe

Leia mais

Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)
Senado Reforma

PLENÁRIO

Senado votará regulamentação da reforma tributária hoje (12)

Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão
Empresário sentença

SENTENÇA

Assassino de empresário é condenado a 13 anos de prisão

PF Maranhão

MARANHÃO

PF e IBAMA combatem garimpo ilegal em operação no MA
PF Maranhão

MARANHÃO

PF e IBAMA combatem garimpo ilegal em operação no MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.