DENÚNCIA

Duarte Jr também se posiciona contra pornografia na UFMA

Compartilhe
Duarte Denúncia
Deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) denunciou ao MPF uma performance de cunho sexual, realizada por uma convidada em palestra na UFMA.

SÃO LUÍS, 21 de outubro de 2024 – O deputado federal Duarte Jr. formalizou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) neste fim de semana sobre uma palestra realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 17 de outubro.

Durante o evento, uma convidada do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep) fez uma apresentação com conteúdo sexual no ambiente acadêmico.

DENÚNCIA FORMALIZADA PELO PARLAMENTAR

Além da denúncia, o parlamentar enviou um requerimento ao Ministério da Educação (MEC) para apurar o uso de recursos públicos no evento. Duarte Jr. afirmou que, como ex-aluno da UFMA e professor, sentiu-se na obrigação de tomar providências para investigar o episódio.

O deputado destacou que o evento “não condiz com o conhecimento crítico e científico da universidade”.

Duarte Jr. afirmou ser defensor da liberdade de expressão e de pensamento, mas ressaltou que a performance foi inadequada e desvia o foco de pautas importantes para o desenvolvimento educacional, como inclusão e diversidade.

A universidade informou que tomará as “providências cabíveis” e destacou seu compromisso com o respeito ao ambiente acadêmico.

PERFORMANCE E REPERCUSSÃO

A performance foi realizada pela historiadora e cantora Tertuliana Lustosa durante o I Encontro de Gênero do Gaep, na mesa-redonda “Dissidências de gênero e sexualidades”. A convidada protagonizou cenas em que expôs partes íntimas e utilizou expressões de cunho sexual para justificar sua ação.

Tertuliana possui quase 27 mil seguidores no Instagram e é autora da música “Murro na costela do viado”.

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carlos

Como sempre atrasado e oportunista! Outros políticos já tomaram a iniciativa contra o inditoso ato ocorrido nas dependências da nossa universidade.

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x