SÃO LUÍS, 21 de outubro de 2024 – O deputado federal Duarte Jr. formalizou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) neste fim de semana sobre uma palestra realizada na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 17 de outubro.
Durante o evento, uma convidada do Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep) fez uma apresentação com conteúdo sexual no ambiente acadêmico.
DENÚNCIA FORMALIZADA PELO PARLAMENTAR
Além da denúncia, o parlamentar enviou um requerimento ao Ministério da Educação (MEC) para apurar o uso de recursos públicos no evento. Duarte Jr. afirmou que, como ex-aluno da UFMA e professor, sentiu-se na obrigação de tomar providências para investigar o episódio.
O deputado destacou que o evento “não condiz com o conhecimento crítico e científico da universidade”.
Duarte Jr. afirmou ser defensor da liberdade de expressão e de pensamento, mas ressaltou que a performance foi inadequada e desvia o foco de pautas importantes para o desenvolvimento educacional, como inclusão e diversidade.
A universidade informou que tomará as “providências cabíveis” e destacou seu compromisso com o respeito ao ambiente acadêmico.
PERFORMANCE E REPERCUSSÃO
A performance foi realizada pela historiadora e cantora Tertuliana Lustosa durante o I Encontro de Gênero do Gaep, na mesa-redonda “Dissidências de gênero e sexualidades”. A convidada protagonizou cenas em que expôs partes íntimas e utilizou expressões de cunho sexual para justificar sua ação.
Tertuliana possui quase 27 mil seguidores no Instagram e é autora da música “Murro na costela do viado”.
Uma resposta
Como sempre atrasado e oportunista! Outros políticos já tomaram a iniciativa contra o inditoso ato ocorrido nas dependências da nossa universidade.