ELEIÇÕES

MST elege 43 militantes e 90 aliados políticos em 2024

Compartilhe
MST Eleições
MST elege 43 militantes e 90 aliados políticos em 2024. Invasores de terra ampliam representação com 250 candidaturas em todo o Brasil.

BRASIL, 10 de outubro de 2024 – O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) elegeu 43 militantes e 90 políticos comprometidos com o grupo nas eleições municipais de 2024.

Entre os eleitos, Maíra do MST (PT), professora e historiadora, foi eleita vereadora no Rio de Janeiro com 14,6 mil votos. No Rio Grande do Sul, Emerson Giacomelli (PT) foi o vereador mais votado em Nova Santa Rita, com 820 votos em um município com 20 mil eleitores.

Em Maricá (RJ), o grupo elegeu Washington Quaquá (PT) como prefeito. Quaquá atualmente é deputado federal.

O MST lançou 250 candidaturas em 2024, em um esforço de expandir sua participação na política institucional, com foco em candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereador.

Em 2022, o grupo já havia lançado nomes para os cargos de deputado estadual e federal, marcando sua primeira incursão política.

As vitórias do MST, em sua maioria, ocorreram em cidades menores. Nildo do MST (PT) foi eleito vice-prefeito de Igrapiúna (BA). Lucy do MST (PT) foi a candidata mais votada em Iguaí (BA). No Pará, Tito do MST (PT) conquistou uma das 17 cadeiras da Câmara de Parauapebas.

João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST, destacou que o avanço do campo “progressista” visa recuperar espaço perdido após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016.

Rodrigues reconheceu que a esquerda sofreu derrotas ideológicas nos últimos anos, e muitos partidos progressistas ainda enfrentam dificuldades de se reerguer.

Ele também comentou que a mobilização do MST para eleger seus candidatos busca conter o avanço da direita, que, segundo ele, ameaçou o grupo com suas ações, incluindo as invasões de terras promovidas pelo movimento.

Compartilhe

Leia mais

IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão
IBGE Pesquisa

PESQUISA

IBGE: Saneamento básico precário afeta indígenas no Maranhão

Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico
Brasil êxodo

ÊXODO

Migração de cubanos para o Brasil atinge recorde histórico

Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente
Policial crime

CRIME

Policial reformado é preso suspeito de estuprar adolescente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.