Menu

LEVANTAMENTO

Cidades com mais servidores têm menor eficiência, diz estudo

Compartilhe
Estudo Eficiência
O levantamento aponta que quanto maior o número de funcionários públicos por habitante, menor tende a ser a eficiência na gestão dos recursos.

BRASIL, 19 de setembro de 2024 – A relação entre o número de servidores públicos por habitante e a eficiência dos municípios brasileiros na prestação de serviços essenciais, como saúde, educação e saneamento, foi tema de um estudo divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo.

O levantamento, que ranqueou a eficiência de 5.276 municípios, aponta que quanto maior o número de funcionários públicos por habitante, menor tende a ser a eficiência na gestão dos recursos.

De acordo com o estudo, municípios que possuem até 35 servidores para cada mil habitantes são classificados como “eficientes” ou “com alguma eficiência” em 80,2% dos casos.

Em contrapartida, cidades com mais de 70 funcionários públicos para cada mil habitantes apresentam eficiência ou alguma eficiência em apenas 58,1% das vezes.

Esse aumento no número de servidores eleva os custos fixos das prefeituras, reduzindo o orçamento disponível para investimentos em infraestrutura, como escolas, hospitais e saneamento básico.

CRESCIMENTO DO NÚMERO DE SERVIDORES MUNICIPAIS

A consultoria LCA apontou um aumento de 28% no número de servidores municipais na última década, saltando de 5,8 milhões para 7,4 milhões.

Durante o mesmo período, o número de servidores estaduais permaneceu estável em 3,5 milhões, e o de servidores federais também se manteve constante, com 1,7 milhão de funcionários.

Os dados são baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse crescimento acentuado está relacionado às responsabilidades atribuídas aos municípios pela Constituição de 1988, especialmente nas áreas de saúde e educação. Desde então, o número de servidores municipais aumentou 400%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Além disso, a criação de quase 1,2 mil novas cidades contribuiu significativamente para esse aumento no quadro de funcionários públicos municipais.

A expansão da rede de atendimento à saúde, impulsionada pela pandemia e por surtos recentes de doenças respiratórias e dengue, também é apontada como um dos motivos para o crescimento no número de servidores.

Entre junho de 2023 e junho de 2024, o Brasil criou 429,4 mil novas vagas no setor público, sendo 73,3% delas em prefeituras. As despesas com pessoal nos municípios cresceram 13,2% em 2023, representando um aumento de R$ 47,6 bilhões, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

RANKING DE EFICIÊNCIA DOS MUNICÍPIOS

O estudo realizado pelo Datafolha e pela Folha de S.Paulo revelou que apenas 163 municípios, ou 3% do total, são classificados como “eficientes”. A maior parte dos municípios (68%) apresenta “alguma eficiência”, enquanto 27,5% são considerados “pouco eficientes”.

Apenas 1,3% das cidades avaliadas foram classificadas como “ineficientes”. A escala de eficiência varia de zero a um, com Bagre, no Pará, apresentando o pior desempenho (0,220) e Botucatu, em São Paulo, obtendo a melhor avaliação (0,769).

O levantamento também destaca que cidades com maior dependência do setor público tendem a ser menos eficientes.

Por outro lado, municípios cujas economias são mais diversificadas, com setores de serviços e indústrias mais robustos, são mais eficientes na gestão de recursos e na oferta de serviços públicos.

Compartilhe

Leia mais

Paço Decisão

DECISÃO

Justiça mantém cassação de prefeita Paula da Pindoba em Paço
Paço Decisão

DECISÃO

Justiça mantém cassação de prefeita Paula da Pindoba em Paço

Dino fogo amigo

FOGO AMIGO

Dino critica lentidão do governo em ações contra queimadas
Dino fogo amigo

FOGO AMIGO

Dino critica lentidão do governo em ações contra queimadas

ASSEMBLEIA

PGR não se opõe à suspensão de ação sobre eleição da Alema

ASSEMBLEIA

PGR não se opõe à suspensão de ação sobre eleição da Alema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA