Carência de médicos no Maranhão é a maior do Brasil

Compartilhe
Maranhão médicos
O Maranhão possui a menor taxa de médicos por mil habitantes no país, segundo a Associação AMIES, com apenas 1,13 médico por mil habitantes.

MARANHÃO, 18 de setembro de 2024 – O Maranhão possui a menor taxa de médicos por mil habitantes no país, segundo a Associação de Mantenedores Independentes de Ensino Superior (AMIES), com apenas 1,13 médico por mil habitantes.

Esse número no Maranhão está muito abaixo da média recomendada pela OCDE, que é de 3,73 médicos por mil habitantes. A situação é crítica em diversas regiões do Norte e Nordeste.

Levantamento da AMIES revela que estados como Pará, Piauí, Acre, Bahia e Ceará também sofrem com escassez de médicos, todos com menos de 2 médicos por mil habitantes. Essa deficiência impacta diretamente no atendimento à saúde de mais de 71 milhões de pessoas nas duas regiões.

A carência de profissionais reforça a necessidade de ampliação de cursos de Medicina para formar mais médicos.

Para resolver a falta de médicos, instituições de ensino superior nas regiões Norte e Nordeste vêm solicitando a abertura de novos cursos de Medicina ao MEC. No entanto, de 13 pedidos feitos recentemente, seis foram negados. Os demais aguardam resposta.

A AMIES questiona os critérios do MEC, que considera apenas a quantidade de médicos no município onde o curso seria instalado, sem analisar a demanda regional.

A AMIES alerta que, se a postura do MEC for mantida, 43 pedidos de novos cursos de Medicina poderão ser negados em breve, agravando a situação nas regiões mais afetadas pela falta de profissionais.

Além de perder novos médicos, os municípios deixarão de arrecadar milhões em impostos gerados pelas instituições de ensino.

Compartilhe

Leia mais

INTERVENÇÃO

MP recomenda suspensão de concurso público em Pedreiras

INTERVENÇÃO

MP recomenda suspensão de concurso público em Pedreiras

RESGATE

Seis corpos encontrados após queda de ponte entre MA e TO

RESGATE

Seis corpos encontrados após queda de ponte entre MA e TO

CAOS TOTAL

Câmara de São Luís não paga 13º de parte dos funcionários

CAOS TOTAL

Câmara de São Luís não paga 13º de parte dos funcionários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.