Candidaturas indígenas aumentam 14,13% nas eleições de 2024

Compartilhe
Candidatura indígenas
O número de candidaturas indígenas registradas para as eleições de 2024 aumentou 14,13% em comparação com o pleito anterior.

BRASIL, 17 de setembro de 2024 – O número de candidaturas indígenas registradas para as eleições de 2024 aumentou 14,13% em comparação com o pleito anterior. Os dados são baseados em informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A análise, divulgada pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e pelo coletivo Common Data, indica um crescimento significativo no engajamento político das comunidades indígenas em todo o Brasil.

Segundo o estudo, o número de candidaturas indígenas subiu de 2.172, em 2020, para 2.479, em 2024. A novidade deste ano é a possibilidade de os candidatos se declararem por etnia, o que resultou na identificação de 176 etnias diferentes.

Os povos Kaingang, Tikúna e Makuxí lideram com o maior número de candidaturas.

O crescimento das candidaturas indígenas foi observado em todas as regiões do país. Roraima é o estado com a maior proporção de candidaturas indígenas, representando 7,10% do total.

Mesmo com o aumento das candidaturas, a representatividade dos indígenas eleitos ainda é limitada. Os eleitos enfrentam obstáculos como racismo e violência política, além de dificuldades para promover políticas públicas que defendam os direitos de seus povos e territórios.

Em termos de alinhamento político, 41,87% dos candidatos indígenas estão filiados a partidos de direita, 40,42% a partidos de esquerda, e 17,71% a partidos de centro.

O Inesc explica que essa diversidade reflete a complexidade das dinâmicas políticas dentro das comunidades indígenas, onde os interesses locais muitas vezes se sobrepõem às agendas partidárias nacionais.

Compartilhe

Leia mais

Braide salário
Justiça mantém aumento salarial do prefeito de São Luís
Braide salário

Justiça mantém aumento salarial do prefeito de São Luís

Nenzim Condenado

EXECUÇÃO FAMILIAR

Júnior do Nenzim é condenado por morte do pai em 2017
Nenzim Condenado

EXECUÇÃO FAMILIAR

Júnior do Nenzim é condenado por morte do pai em 2017

Receita greve

PARALISAÇÃO

Greve da Receita Federal congestiona fronteiras e aeroportos
Receita greve

PARALISAÇÃO

Greve da Receita Federal congestiona fronteiras e aeroportos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda

SEMINARIO DE FILOSOFIA

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.