SÃO PAULO, 29 de agosto de 2024 – O candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, é o que possui o maior montante disponível para a campanha eleitoral, com R$ 14,093 milhões.
Desse total, R$ 14 milhões são provenientes do Fundão Eleitoral, enquanto cerca de R$ 100 mil são fruto de doações, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A deputada federal Tabata Amaral (PSB) aparece em segundo lugar na arrecadação, com R$ 11,6 milhões disponíveis, dos quais R$ 10,7 milhões vieram do Fundão Eleitoral, e o restante por doações. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) segue com R$ 9 milhões, todos provenientes do Fundão Eleitoral.
O influenciador digital Pablo Marçal (PRTB) não obteve recursos públicos, mas lidera em doações, com R$ 1,2 milhão arrecadado até o momento. Já o tucano José Luiz Datena, por outro lado, não conseguiu nem doações nem recursos partidários.
Na pesquisa Quaest, Marçal subiu seis pontos, atingindo 19%, e está tecnicamente empatado na liderança com Boulos, que tem 22%, e Nunes, com 19%. A margem de erro é de três pontos percentuais. A deputada Tabata Amaral oscilou de 6% para 8%, enquanto Datena caiu de 19% para 12%.
A pesquisa Quaest confirma uma tendência observada por outros institutos, como AtlasIntel, Datafolha e Paraná Pesquisas, de uma disputa intensa entre os candidatos Nunes e Marçal pelo eleitorado bolsonarista.
Em junho, Nunes tinha 36% das intenções de voto dos eleitores de Jair Bolsonaro, contra 24% de Marçal. Agora, Marçal lidera com 39% contra 33% de Nunes nesse eleitorado.
Apesar da pressão, a campanha de Nunes destacou que, em um eventual segundo turno, o prefeito venceria tanto Boulos (por 46% a 33%) quanto Marçal (por 47% a 26%).
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Socialista de boutique.