PROTEÇÃO

Flávio Dino é o 1º ministro do STF a defender Moraes em público

Compartilhe
Ministro Proteção
Ministro alegou que não viu nada inusitado, que teria combinado petições entre STF e TSE durante inquérito contra bolsonaristas.

BRASÍLIA, 14 de agosto de 2024 – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o primeiro integrante da Corte a manifestar publicamente apoio a Alexandre de Moraes, também ministro do STF.

Durante um evento sobre o impacto da desinformação nas eleições, nesta quarta (14), Dino declarou que se sentiu “impactado” pelas acusações feitas contra Moraes.

Essas acusações indicam que Moraes teria solicitado de maneira não oficial à Justiça Eleitoral a elaboração de relatórios para fundamentar suas decisões no inquérito das fake news, voltado contra apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022.

Logo no início de sua fala, Dino defendeu o colega, afirmando que a contestação ao exercício de ofício de um juiz é “inusitada”. Ele declarou: “Estamos diante da inusitada situação em que se questiona o exercício de ofício do poder de juiz.

E confesso que me sinto muito impactado por esse questionamento, em que o Tribunal Superior Eleitoral exerce o poder de polícia, manda elaborar relatórios, esses relatórios são apontados a autos existentes e isso é visto como violação de rito.”

Dino ainda mencionou que, desde a publicação da reportagem, tentou identificar “em que capítulo” a atuação de Moraes seria considerada ilegal, mas não encontrou evidências.

“Quem cumpre o seu dever é atacado”, disse Dino. Ele finalizou expressando apoio ao colega: “Por isso, ministro Alexandre, sei que a vossa excelência caminha absolutamente em paz com a sua consciência, e eu tenho essa convicção de que os procedimentos feitos foram em estrito cumprimento do dever legal.”

Compartilhe
0 0 votos
Classificação da notícias
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Gostaríamos de usar cookies para melhorar sua experiência.

Visite nossa página de consentimento de cookies para gerenciar suas preferências.

Conheça nossa política de privacidade.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x