BRASÍLIA, 05 de agosto de 2024 – O governo Lula destinou quase R$ 14,5 milhões para a contratação de uma agência de viagens, incluindo seguros de voos nacionais e internacionais, para atender ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O contrato terá duração de um ano e foi justificado pela necessidade de otimizar o tempo de trabalho dos servidores, garantir segurança e oferecer um bom custo-benefício. A distribuição nacional das superintendências do IBGE também foi considerada.
A agência contratada será responsável por diversas atividades, como emissão de bilhetes de passagens para voos domésticos e internacionais, cotação e emissão de seguros de viagem, além de alterações e cancelamentos de bilhetes.
O contrato também prevê o repasse de valores referentes a tarifas, taxas de embarque e multas às companhias aéreas e seguradoras.
Além disso, em abril, o governo desembolsou R$ 6 milhões para a organização de cerimônias do IBGE, incluindo serviços como garçons, copeiros, louças e veículos para transporte de convidados.
A iniciativa abrange a organização de eventos sob demanda nas instalações do IBGE, em hotéis ou outras localidades no Rio de Janeiro, conforme condições estabelecidas.
O IBGE informou que esses recursos destinam-se a eventos programados para o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025, sem obrigatoriedade de contratação completa dos itens licitados.