BRASIL, 31 de julho de 2024 – Partidos que compõem a base de apoio do presidente Lula, como PSD, União Brasil e MDB, têm firmado alianças eleitorais com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Essas alianças incluem candidaturas em pelo menos seis capitais: Florianópolis, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Natal e São Luís, além de outras grandes cidades como Duque de Caxias, Ribeirão Preto, Feira de Santana e Londrina.
Em São Luís, Duarte Jr., do PSB, que também faz parte da base de Lula, recebe apoio do PL.
Candidatos como Topázio Neto (PSD-SC), atual prefeito de Florianópolis, defendem que as eleições municipais possuem uma dinâmica própria, com maior autonomia para decisões locais.
Topázio, aliado do governador Jorginho Melo (PL-SC), afirmou que, apesar de o PL ter indicado sua vice, Maryanne Matto, ele permanecerá no PSD e que a figura de Bolsonaro é importante na corrida eleitoral.
Em Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD-PR), atual vice-prefeito e candidato à prefeitura, é apoiado pelo governador Ratinho Jr., também do PSD. O vice na chapa de Pimentel será indicado pelo PL, possivelmente o ex-deputado federal Paulo Martins.
Pimentel destacou que a aliança nacional com o governo Lula não influencia na política local.
O MDB também tem realizado parcerias com o PL, como em São Paulo, onde o prefeito Ricardo Nunes busca a reeleição com o apoio de Bolsonaro. A legenda possui ministérios importantes no governo Lula, mas justifica as alianças locais como independentes da política nacional.
No Nordeste, o União Brasil se destaca com alianças com o PL em Salvador, com Bruno Reis, Natal, com Paulinho Freire, e Feira de Santana, com José Ronaldo.